Comunidades Neo-catecumenais

O Catecumenato, na Igreja Primitiva, era o tempo de educação na fé e de preparação para a recepção do Batismo. As pessoas que pediam o Batismo à Igreja, participavam de um tempo de formação e de instrução que constava de escrutínios batismais, diálogos com a igreja e de Ritos de Iniciação à Vida Cristã.

jesus_maria_jose

Hoje, através da experiência iniciada na década de 1960 nas Favelas de Madrid (Espanha) por Kiko Argüello e Carmen Hernández, o Caminho Neo-Catecumenal já é uma realidade em todo o mundo.

Tudo começa com as catequeses, na paróquia, onde são formadas as comunidades de não mais de cinqüenta pessoas e que depois, iniciam uma caminhada de iniciação cristã através de um Catecumenato pós-batismal. Como dizia o Papa Paulo VI em 1974: “ na Igreja Primitiva este catecumenato era realizado no período de preparação para o batismo; vós, porém, transportais esse aprofundamento cristão para ‘depois’. O antes ou o depois, eu diria, é secundário. O fato é que vós tendes em vista a autenticidade, a plenitude, a coerência e a sinceridade da vida cristã…” (Revista Notitiae n.95-96, julho-agosto/74, pg.230).

Estas comunidades vivem um “itinerário de formação católica, válida para a sociedade e para os tempos hodiernos” (J. Paulo II, 1990 – AAS 82). A base deste caminho é o tripé celebrativo: Palavra de Deus – Eucaristia – Comunidade. Uma vez por semana os membros participam de uma celebração da Palavra, preparada pelos irmãos da própria comunidade; aos sábados, da Celebração Eucarística; e , uma vez por mês, de uma convivência, onde se exercitam na caridade.

De tempos em tempos a comunidade faz seus passos de maturidade na fé cristã através dos Escrutínios e Ritos batismais, onde se revive o próprio Batismo.

Os Estatutos do Caminho Neo-catecumenal foram aprovados definitivamente, pela Santa Sé, no dia de 11 de maio de 2008, e o seu Diretório Litúrgico e Catequético, em 20 de janeiro de 2012 numa audiência com o Papa Bento XVI na aula Paulo VI, em Roma.

Na Paróquia temos, atualmente, 13 comunidades com a média de 50 irmãos participantes em cada uma.

Horário das Missas

Terça a sexta-feira: 16h30
Sábado: 16h30 e 18h30
Domingo: 8h e 18h

Confissões e atendimento
Quinta-feira: 15h às 16h30
Sábado: 9h30 às 12h30

Pedido de Oração
"Peçam, e será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta” (Lucas 11, 9-1)." Faça seu pedido de oração.
Testemunho de Fé
Este é um espaço destinado aos testemunhos de vida e fé e também aos agradecimentos por graças alcançadas. Clique aqui e compartilhe sua história!