3. outubro, 2013 slider Sem comentários Imprimir

Paróquia 3

 

HISTÓRIA – No final do século passado, a Irmandade de São Benedito, de origem portuguesa integrada quase exclusivamente por negros era a que se destacava na vida religiosa principalmente por seu espírito associativo. Em quase todas as cidades, depois da igreja do Santo Patrono, existia sempre uma segunda capela dedicada a São Benedito. Em São Carlos, só depois da Lei Áurea, em 21 de março de 1890, a Câmara deu licença para a cessão do terreno onde se localizara o primeiro cemitério que fora abandonado por se tornar muito central, para construir uma pequena igreja dedicada a um santo tão venerado.

Mas, sem dinheiro, a Irmandade interrompeu as obras e só dois anos depois com o empenho do Tenente Vicente Cabral e a colaboração do humilde Benedito de Monjolo (Benedito José Gomes) as obras recomeçaram: Benedito percorria as casas pedindo esmola para terminar as obras. Mesmo com a capela inacabada, D. Joaquim Arcoverde concedeu provisão para celebrar missa em 30 de junho de 1897. A praça, porém, só quase 20 anos depois começou a ser ajardinada; mas a Irmandade aí se reunia e fazia as celebrações dos dias 13 de maio e de São Benedito.

A cidade cresceu, emigrantes italianos vieram juntar-se aos fundadores portugueses e aos escravos libertos. A Diocese de São Carlos, criada por S.S.Pio X em 25 de outubro de 1908, desenvolveu-se e seu 1°Bispo, D. José Homem de Mello, ganhou em 24 de março de 1934, um Bispo coadjutor com direito a sucessão  – Monsenhor Gastão Liberal Pinto.

D. Gastão assumiu a Diocese em 4 de agosto de 1935 e nomeou como Vigário Capitular um jovem sacerdote que celebrava Missa na Capela de São Benedito – o Padre Rui Serra, depois eleito Bispo em 21 de fevereiro de 1948. Sempre com um carinho especial pela antiga Capela de São Benedito, D. Rui deu todo o apoio à Comissão constituída por Carmine Botta, Oscar Ferreira e Oscar de Barros para construir um novo tempo mais de acordo com o desenvolvimento do bairro comercial. Com grande entusiasmo e a participação dos fiéis, uma nova Casa do Senhor foi levantada e, no dia 25 de dezembro de 1956, foi solenemente inaugurada por D. Rui Serra e entregue aos cuidados do Padre Aldomiro Storniollo. Durante quarenta anos a Igreja de São Benedito permaneceu como Reitoria, dependente da Paróquia da Catedral. Em 29 de dezembro de 1996, por decisão de D. Joviano, uma antiga aspiração da comunidade é concretizada: Nasce a Paróquia de São Benedito. Deo Gratias!

Carminda

Comentários

Sem comentários ainda.

Apelido:
E-mail:
Página Inicial:
Comentários:
 Adicione seu comentário 
Horário das Missas
Terça a sexta-feira: 16h30 Sábado: 16h30 e 18h30 Domingo: 8h e 18h Confissões e atendimento Quinta-feira: 15h às 16h30 Sábado: 9h30 às 12h30
Pedido de Oração
"Peçam, e será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta” (Lucas 11, 9-1)." Faça seu pedido de oração.
Testemunho de Fé
Este é um espaço destinado aos testemunhos de vida e fé e também aos agradecimentos por graças alcançadas. Clique aqui e compartilhe sua história!